A crise do novo coronavírus exigiu que muitas empresas adaptassem a forma de trabalho. Home office, regras de distanciamento, higiene e outras práticas de prevenção da Covid-19 precisaram ser implantadas.
Com a retomada das atividades do setor industrial, profissionais da área de saúde atuando na linha de frente dos atendimentos e estabelecimentos comerciais se adequando ao novo normal, estratégias em segurança do trabalho precisaram ser colocadas em prática com mais rigor.
Com a pandemia, esses profissionais ganharam um protagonismo maior, concentrando seus esfo
orços não só em prevenir acidentes de trabalho, mas em identificar os riscos de contaminação no ambiente, em realizar o levantamento de materiais e equipamentos de segurança necessários em cada setor e elaborar planos de ação para evitar o contágio do novo coronavírus nas empresas.
A Dina Mara Martins é técnica em segurança do trabalho em Pinheiral, RJ, e explica que, durante a pandemia, manter a segurança nas empresas tem sido um trabalho realizado por muitas mãos. “ Uma equipe de profissionais, entre eles os técnicos em segurança de trabalho, realiza o treinamento dos profissionais dentro das empresas. Passamos todas as informações sobre como fazer o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual e dos Equipamentos de Proteção Coletiva. No momento estamos orientando sobre o uso correto do álcool em gel, que tem causado alguns acidentes. Dependendo do local o profissional não pode fazer uso do álcool”.
Por G1 Sul do Rio e Costa Verde