
A Riber Águias Vigilância e Segurança Ltda tem como seus princípios o respeito e o bem-estar dos seus colaboradores, clientes, do meio ambiente e dos pets e nunca se eximindo da sua responsabilidade social.
No que tange ao meio ambiente a empresa é parceira do SOS Mata Atlântica e na sua responsabilidade social em projetos sociais tais como: Projeto Gabi, FADA, Cantinho do Céu, APAE, ABRAPEC e Fundação Abrinq; Asilos: São Vicente de Paulo, Lar Asilo Padre Euclides e Casa do Vovô.
Se faz necessário esclarecer que o contratante, na grande maioria das vezes, busca os serviços por nós prestados para proteção não apenas de seus bens materiais, mas, principalmente, a proteção à vida.
Os serviços prestados por nós são de proteção patrimonial (material e/ou pessoal) e buscamos, sobretudo, respeitar e priorizar a dignidade da pessoa humana envolvida nessa relação, coibindo, seja pelos meios técnicos, organizacionais ou pela presença marcante dos nossos profissionais, quaisquer ocorrências que possam trazer danos aos nossos contratantes.
Para que os serviços sejam prestados com a excelência que almejamos, investimos em treinamentos, inclusive, realizados por consultores renomados e especializados com visão diferenciada, que abordam assuntos segundo a especificidade de cada cliente. Além disso, também investimos em nosso corpo de trabalho, que é composto por profissionais selecionados e capacitados, preparados para atuar com a postura necessária.
Ao investirmos em nosso corpo de trabalho, também priorizamos estabelecer uma relação acolhedora entre nós e os nossos colaboradores, que exercem suas funções tendo a certeza de que estão sendo assistidos por um Departamento de Recursos Humanos (RH) que os atenderá em todas as suas necessidades de trabalho e, dentro do possível, nas de cunho pessoal, jamais esquecendo das nossas obrigações financeiras e sociais para com eles.
Para que o atendimento acima seja efetivamente realizado, foi necessário a implantação de alguns princípios:
- Promover um ambiente seguro:
Nossa missão mais importante é promover um ambiente seguro para todos, quer seja clientes internos ou externos, pois a vida e a integridade física sempre em primeiro lugar;
- Fomentamos a manutenção e desenvolvimento da melhor reputação (nossa e de nossos clientes), no campo da segurança
Buscamos no dia a dia, a excelência no desempenho de nossa função para inibir qualquer espécie de dano ao patrimônio de nossos clientes e por consequência do nosso também;
- Proteção de ativos:
Nossa principal atividade é a proteção dos ativos, lembrando que o principal ativo que possuímos são nossos clientes e colaboradores satisfeitos;
Implementação dos princípios requer o estabelecimento de normas de condutas e regras que são inegociáveis para nós, assim foram criados protocolos a serem seguidos:
- Preconceito e/ou discriminação. Não é tolerado e muito menos admitido qualquer atitude dessa natureza: Não pré-julgamos; não toleramos comentários discriminatórios ou qualquer tipo de hostilidade de qualquer natureza, especialmente em virtude de origem, etnia, cor, sexo, gênero, condição social, idade, religião, vestimentas, aparência, entre outras. Não perseguimos, nem intimidamos e muito menos encaramos os usuários dos estabelecimentos de nossos clientes. Sempre quando solicitada a intervenção profissional do vigilante o mesmo agirá com firmeza, urbanidade e sem, jamais, perder a empatia e a intenção de sempre querer ajudar.
- Violência física: Não tocamos em clientes e usuários dos estabelecimentos dos clientes, exceto em situações extremas, tais como inibir uma agressão ou uma grave ameaça, sempre utilizando de meios moderados. Não reagimos a nenhuma provocação, intimidação ou agressão, exceto em situações extremas, tais como inibir uma agressão física ou uma grave ameaça própria ou de terceiros, sempre utilizando de meios moderados. Não há perseguição (física ou moral) de quem quer que seja, não corremos atrás de usuários dos estabelecimentos de clientes.
- Violência moral ou verbal: Possuímos treinamentos para agirmos com inteligência emocional, por isso não nos envolvemos, reagimos ou respondemos a qualquer espécie de agressão verbal, gestual ou moral.
- Comunicação: Nossa comunicação é realizada de forma cordial, não-violenta, em tom adequado ao ambiente, de forma calma e uniforme, sendo que muitas vezes são utilizados verbetes técnicos da área de segurança. Jamais acusando o interlocutor de qualquer coisa, muito menos de ter realizado um ato ilícito.
- Tratamento: Somos cordiais com todos, em uma abordagem não cruzamos os braços, ao contrário, colocamos as mãos para trás, em sinal de respeito. Jamais apontamos o dedo em riste, cerramos o punho ou gesticulamos de forma a criar má interpretação, muito menos com gestos ofensivos ou obscenos. Sempre nos mantemos numa distância segura dos usuários do estabelecimento, preferencialmente com as mãos juntas à frente ou atrás do corpo. Quando necessário, a movimentação das mãos e dos braços serão realizados de forma calma e devagar.
- Ação: Nossas atitudes sempre serão tomadas com urbanidade e respeito, não utilizamos de violência psicológica ou intimidação, não fazemos qualquer tipo de ameaça, principalmente físicas e verbais, não falamos de forma ofensiva ou com gírias, não falamos frases com sentido duplo, buscamos sempre uma comunicação assertiva e clara e solicitando sempre a cooperação da pessoa.
CONDUTA DO VIGILANTE
Na recuperação de produto furtado: O vigilante é acionado pelo CFTV, por denúncia ou ele próprio flagra a ocorrência de algum furto, que só se caracteriza após o suspeito ter saído do interior da loja, o que impede ou dificulta a ocorrência do arrependimento eficaz. Momento em que o nosso colaborador (vigilante) aborda o suspeito questionando se não houve o esquecimento de passar algum produto pelo caixa, com a negativa ele cita qual produto seria e oferece a oportunidade de pagamento ou devolução da mercadoria. Caso o suspeito não concorde, é acionada a polícia militar para acompanhar a ocorrência. No caso de o suspeito ser uma mulher, é solicitada a presença da fiscal de frente de caixa para acompanhamento de toda abordagem. Caso o suspeito reaja com agressão física, os nossos colaboradores agirão apenas para proteger a vítima das agressões, mas sempre utilizando de meios moderados.
Na condução de pedintes ou vendedores ambulantes, nossos vigilantes fazem a orientação, sempre dentro de uma postura profissional, nunca violenta, se persistir acionamos no primeiro caso a Assistência Social e no segundo caso a Fiscalização Geral da localidade, sem criarmos qualquer tipo de propaganda negativa para nossa empresa ou para nossos clientes.
Na hipótese da ocorrência de arrastão ou manifestações, o vigilante acionará de imediato seus superiores (supervisor, gerente, líder), que de imediato acionará o COPOM - Centro de Operações da Polícia Militar, pelo telefone 190, desviando o fluxo de veículos e pessoas, isolando a área da ocorrência, caso evolua para um conflito físico, nossos colaboradores agirão para inibir a agressão, protegendo a(s) vítima(s), sempre utilizando de meios moderados.
Para o tratamento com os pets, nossos colaboradores agem de forma respeitosa, retirando-os, protegendo a si e os clientes, caso necessário, inclusive, acionam-se o departamento de zoonose da localidade e nunca sendo violentos com eles.